quarta-feira, 20 de outubro de 2010

frases de C S Lewis

"No semestre do verão de 1929, eu cedi e admiti que Deus era Deus... talvez o mais abatido e relutante convertido em toda a Inglaterra.

Ao invés de comemorarmos a tecnologia que está surgindo, deduzimos que estamos com um futuro tenebroso à nossa frente, isto é, a desper-sonalização da humanidade por meio da tecnologia.

Há dois erros idênticos e opostos nos quais nossa espécie pode cair acerca dos demônios. Um é não acreditar em sua existência. O outro é acreditar e nutrir um interesse excessivo e doentio neles. Os próprios diabos ficam igualmente satisfeitos com ambos os erros e saúdam o materialista ou o mágico com o mesmo deleite.

Só existe um único ser bom, e esse é Deus. Tudo o mais é bom quando olha para Ele e mau quando se afasta DEle.

Qualquer moralista nos dirá que o triunfo pessoal de um atleta ou de uma dançarina é certamente provisório, mas o principal é lembrar que um império ou uma civilização são também transitórios.

A humanidade perfeita dispensa a modéstia.

Quando é preciso suportar a dor, um pouco de coragem ajuda mais do que muito conhecimento, um pouco de simpatia humana tem mais valor do que muita coragem, e a menor expressão do amor de Deus supera tudo.

Nossa caridade deve ser um amor autêntico e precioso que se ressinta fortemente do pecado, mas ame o pecador - não mera tolerância ou indulgência que parodie o amor, como a levianidade parodia a alegria.

Num certo sentido, tão obscuro para o intelecto quanto insuportável para os sentimentos, podemos ser banidos da presença Daquele que é onipresente e apagados da memória Daquele que é onisciente. Podemos ficar totalmente, absolutamente de fora  - repelidos, exilados, separados e eterna e indizívelmente ignorados. Por outro lado, podemos ser convidados, acolhidos, recebidos, reconhecidos. Andamos todos os dias no fio da navalha, entre essas duas incríveis possibilidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário