terça-feira, 9 de agosto de 2011

Boas Lembranças para Estudantes Leigos das Escrituras

Recife, 2003.

Shalom Adonai!

Antes de tudo, gostaria de fazer menção de Robert Raikes (1735-1811), fundador da E.B.D. no mundo; e Robert Reid Kalley (1809-1888), fundador da E.B.D., em caráter permanente, no Brasil.(Fonte: revista Vida Cristã, 3T – 99, pg. 44). A escola dominical de Robert Raikes começou em 20 de Julho de 1780 e a idéia se espalhou com incrível velocidade. No Brasil, a primeira Escola Dominical nasceu em Petrópolis, RJ, no dia 19 de Agosto de 1855, na casa do médico e missionário escocês Robert R. Kalley. Neste dia havia cinco crianças presentes, e a esposa, Sarah Kalley, contou a história de Jonas. Sempre sou grato a Deus pela existência da E.B.D., que para mim é o “seminário dos cristãos”. Por isso vou chamá-los de ‘seminaristas’. O intuito desta circular é de despedida pelo término do ‘ciclo programático discipular’. Chique, heim?! Os que completaram boa parte das lições serão promovidos a outras classes, e os que não, permanecerão conosco, ou ... Em anexo, vai um material de ‘introdução bíblica’. Sem mais delongas, fujamos da insipiência, obscurantismo e nanismo espiritual através da leitura e prática diária da bíblia. Em Cristo, Hilton Terra!

ESTUDO E APLICAÇÃO DA BÍBLIA

Não há uma caminho fácil para se dominar o conteúdo da bíblia. Os que não são estudantes da bíblia sabem pouco da mesma, pois gastam pouco tempo no estudo dela. São poucos os que estudam profundamente a palavra de Deus, a não ser que tenham alguma meta a alcançar. Porém ,se conhece mais a bíblia do que a pratica. Como estudantes de teologia, precisamos de um estudo sistemático da bíblia e a aplicação diária dos seus ensinos.

ESTUDO DE UM LIVRO

A bíblia é uma coleção de livros e não pode ser estudada em pouco tempo. Você deve começar com um livro; entender seu conteúdo detalhadamente antes de passar para outro livro, não esquecendo da unidade de pensamento que liga os 66 livros. Mas devemos entender que cada livro tem sua unidade distinta (foi escrito por um autor, para um determinado propósito e para atender a uma necessidade específica). A mensagem de um livro pode se relacionar com outros livros, de modo geral, mas tem aspecto distinto que são dirigidos para o encontro de necessidades daqueles a quem foram dirigidos. Em muitos casos essas mensagens só podem ser vistas quando se estuda um livro como um todo. Os detalhes do livro tem relação com a mensagem central. Como exemplo: o entendimento de um versículo só pode haver se não removê-lo do texto. O erro está em isolar o versículo do texto e aplicá-lo a qualquer situação.

DESCOBRINDO O FUNDAMENTO HISTÓRICO

Qualquer livro da bíblia só pode ser compreendido se houver uma leitura minuciosa, apurada, para que haja uma aplicação. Para você iniciar a leitura deve saber: - quem escreveu o livro; - a quem foi escrito; - qual o propósito. Há livros que podem identificar o seu autor, o povo para quem foi escrito e o objetivo. Exemplo: ‘Paulo, apóstolo de Jesus Cristo...; em seguida identifica os seus leitores e comenta o por quê da carta. Nem sempre o livro trás o seu autor. Exemplo: Atos, Daniel, Hebreus; a consulta de uma introdução ao antigo e ao novo testamento poderá ser feita para obter esta informação. A palavra de Deus contém ensinos muito importantes referentes às relações do homem com a sua família, com sua comunidade, com seu país. A bíblia ensina sobre a responsabilidade do indivíduo perante os oficiais do governo e seu respeito pela lei.

APLICAÇÃO DO ENSINO DA BÍBLIA

Visto que a cultura e o ambiente mudaram, as verdades divinas da bíblia devem ser adaptadas a novas formas de expressão que precisam ser aplicadas a essa geração. Algumas pessoas são incapazes de distinguir entre a essência da verdade bíblica e a forma de sua expressão. Paulo ensinou em I Coríntios que as mulheres cristãs não deviam de forma alguma dar a aparência de imoralidade. Portanto, elas não deveriam aparecer em público sem o véu, nem cortar o cabelo. De acordo com a lei judaica, a mulher que fosse condenada por motivo de adultério teria a cabeça tosquiada ou rapada. Para Paulo, as mulheres cristãs deveriam ser virtuosas. Esse princípio é da época de Paulo, o uso do véu ou cabelos compridos. A tarefa da interpretação é descobrir o princípio divino da verdade. A tarefa da aplicação é sugerir formas de expressão pelos quais o princípio possa ser expresso na sociedade de hoje. As mulheres que cortam seu cabelo e aparecem em público sem usarem o véu não estão, de forma alguma, identificadas como pessoas imorais nos dias de hoje. Os costumes são diferentes na époce moderna. Todavia, certos estilos de indumentária e ação pública sugerem padrões imorais baixos. A aplicação dos ensinos bíblicos não deveriam começar com a vida dos outros. A maior necessidade é que cada um leia a bíblia todos os dias e que aplique seus ensinos na sua própria vida. O desejo de cada cristão deveria ser a posse de uma vida cristã mais vitoriosa, e assim a demonstração de um testemunho mais eficiente. Isso é possível somente por meio de um estudo diário da bíblia. O indivíduo deve desejar para sua vida espiritual certo aperfeiçoamento, e descobrir na bíblia o que Deus quer de nós, e as instruções para se viver a vida cristã autêntica. O estudo devocional da bíblia deve incluir exercício de memória. Decorar versículos enriquece a memória e a vida pessoal no sentido da espiritualidade. A meditação freqüente e a repetição de uma passagem bíblica resulta no aprofundamento espiritual e melhor discernimento da mensagem bíblica textual.

Para os cristãos, a bíblia é o livro mais importante que já se escreveu. Ainda que o mundo esteja cheio de literatura sacra, há somente um livro que merece crédito para o conhecimento da verdade. É o único registro divinamente inspirado da revelação redentora que Deus fez de si mesmo e de sua vontade. O crsitão aumenta o seu conhecimento de Deus e de seu plano redentor mediante um conhecimento da bíblia. Ainda que Deus se faça conhecido pelo homem por outras fontes além da bíblia, Deus e sua vontade podem ser entendidos adequado somente à luz do registro bíblico da auto-revelação de Deus. Sendo assim, façamos todo esforço para ler a Palavra de Deus diariamente.

Soli Deo Gloria! Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário